BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A crise da Chevrolet no Brasil

Comparando as vendas das cinco principais montadoras do país nos dois últimos meses (outubro e novembro), a Chevrolet foi a que menos vendeu. Entre automóveis e comerciais leves, a queda foi de 32,5%.

Já as vendas da Renault caíram 31,4%.Volkswagen e Fiat registraram queda de 23,8% e de 23,6%, respectivamente e a Ford sofreu um decréscimo de 29,4%.

Em 2004, a Chevrolet terminou o ano na primeira colocação, até então marca inédita da fabricante no Brasil. No entanto, a passagem da Chevrolet pelo topo do ranking brasileiro foi rápida. No ano seguinte, a Fiat já retomou a liderança do mercado nacional, marca que detém até os dias atuais.

Em entervista ao JT, em junho deste ano, época que o setor automotivo brasileiro crescia vertiginosamente, o Diretor de Marketing da Chevrolet no Brasil, Samuel Russel, afirmou que a liderança do mercado nacional não era o principal objetivo da companhia. O executivo argumentou que a marca almeja ser a melhor escolha para os seus consumidores e por isso concentra esforços para sempre oferecer um portfólio diversificado e com qualidade em serviços.

Em novembro o índice de rejeição da marca foi o mais alto no país, já que a Chevrolet foi a que menos vendeu. Tudo bem que é impossível que todas as marcas sejam líderes e dizer publicamente que a meta da empresa é esta, pode parecer um tanto quanto presunçoso. Mas, algo da estratégia da companhia saiu dos trilhos em novembro.

A crise do mercado automotivo nos Estado Unidos não é fato recente e a dificuldade econômica enfrentada especialmente pela General Motors é notícia que o mundo todo conhece. Apesar da filial brasileira da GM estar economicamente muito mais saudável, em época de crise, não é nada bom ser a marca que registrou a maior queda nas vendas, ainda que seja em um único mês.

O fraco desempenho da Chevrolet no Brasil em novembro já é um reflexo da crise da matriz?

Será que existe medo e receio dos brasileiros em comprar um carro da Chevrolet ou o resultado de novembro é uma simples variação do mercado nacional?

Anúncios:

Anúncio provido pelo BuscaPé